Pesquisar este blog

Hipertiroidismo segundo a MTC


Segundo Yamamura e Yamamura (2015) a Tireóide é uma víscera Curiosa por isso não é nutrida da mesma forma que os outtros Zang-Fu. A energia usada na nutrição da Tireoide vem do Shen é chega até a mesma através dos seguintes Meridianos Curiosos: Ren Mai, Yin Qiao Mai, Chong Mai, e Yin Wei Mai.
O desequilíbrio do elemento Água pode afetar o elemento filho (Madeira). O excesso de energia no Gan pode provocar: tremores chamados de Vento Interno, exoftalmia, nervosismo e agitação. O aumento de Yang pode afetar o Xin provocando: taquicardia, delírios, distúrbios mentais e afetar o Xue  provocando sudorese nas mãos. Se afetar o Pi pode provocar emagrecimento, sede, bócio e nódulos. Se atingir o Fei pode provocar: depressão e/ou tristeza. O predomínio do Yang do Shen pode provocar os seguintes sinais: rosto do paciente pode fica enegrecido e pés frios.

Língua
A região posterior fica escura devido a falta de água, a lateral da língua fica: mais avermelhada que o resto da língua, com fissuras e trêmula. A ponta da língua  fica mais avermelhada ou com pontos em toda a sua extensão. O centro da língua pode apresentar fissuras.

Outros sinais apresentados pelo paciente são: sudorese em excesso ( principalmente a noite), região do aquecedor inferior fica fria.

Tratamento (YAMAMURA; YAMAMURA, 2015)
Tonificar Yin do Shen - VC4, B23(Moxa), B52, R3;
Pontos de concentração do Jing do Shen - B11, B43;
Fortalecer a medula - IG16, VB39;
Acalmar o Shen - VG20, E C7
Ativar o Sanjiao - B22(moxa), VC17, VC12, E25, VC5 e VC7
Outros - B13, B14, B15, B42, B43, B44, VG14
Pontos Janela do céu - B10, TA16, E9
Regular Pi e Wei - B20, B21, F13, BP3, E42
*Bócio - IG18, BP8
*Exoftalmia - F3, V34, B1, Tai Yang,VB14, VB16, ID19;

Referências
YAMAMURA, Ysao; YAMAMURA, Márcia Lika. Guia de acupuntura. Barueri: Manole, 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atendimento Auriculoterapia Realengo

Se você busca melhora na saúde física e emocional de uma forma natural você está buscando a  Auriculoterapia, agora você pode encont...